Óleos Vegetais

Os óleos vegetais, são também conhecidos como óleos carreadores.
São chamados carreadores, porque "carregam" (diluem) o óleo essencial.
São também conhecidos como óleos de base. 
 
São oleosos na textura e podem ser extraídos de sementes, castanhas, etc. são utilizados da forma mais natural e pura possível. Os processos de Prensagem a frio e de maceração, são os dois principais métodos de extração desses óleos.
 
Eles são muito importantes na dieta, e muito úteis nos cuidados com a pele e cabelos, pois eles são hidratantes e muito nutritivos. Muitos óleos vegetais são utilizados para fins medicinais.
 
Cada óleo vegetal tem suas propriedades terapêuticas próprias, e podem ser escolhidos de modo a completar as propriedades dos óleos essenciais usados com eles.
 
 
Óleo de Abacate:
O Óleo de Abacate é rico em vitamina A, B1, B2 e C. Anti-inflamatório, fungicida, bactericida, antioxidante e estimulante do colágeno, atuando como ótimo cicatrizante e regenerador da pele. É muito usado no tratamento de problemas de pele como dermatites, inflamações, queimaduras, psoríase, acne e no pós-cirúrgico para acelerar a cicatrização e prevenir a formação de marcas e quelóides.
Deixa a pele vitalizada e macia. Ajuda a eliminar as células mortas, aumenta a hidratação e retarda o aparecimento de rugas, contribuindo desta forma, para o tônus e vitalidade da pele. 
 
 
É extremamente hidratante para os cabelos. Ajuda no fortalecimento, estimula o crescimento, e retarda a perda de cabelos, além de proporcionar brilho para cabelos opacos.
Possui propriedades emolientes, dermoprotetoras, hidratantes, lubrificantes, suavizantes e condicionadoras.
Bom para cabelos secos e danificados, além de tratar a caspa e a queda.
Atenua a desvitalização da pele e cabelos causados por desequilíbrio hormonal.
 
Veja mais detalhes sobre o óleo de abacate aqui.
 
 
Óleo de Açaí:
O Óleo de Açaí é rico em vitaminas C e E, substâncias antioxidantes, e ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, trazendo inúmeros benefícios para a manutenção do equilíbrio cutâneo.
Melhora a circulação sanguínea, hidrata, e ainda protege a cútis da ação negativa de agentes externos.
Ideal para peles normais, secas ou maduras; combate o envelheccimento.
 
Cabelos: Possui ação hidratante e nutritiva. Fortalece os fios, conferindo vitalidade, brilho e elasticidade aos cabelos, favorecendo os fios danificados.
 
 
Óleo de Algodão:
Óleo de Algodão é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante natural, que conserva todas as suas propriedades por muito mais tempo (diminuindo a probabilidade de rancificação).
Na pele, este óleo é especialmente indicado para combater o ressecamento cutâneo, prevenindo as rugas e diminuindo as marcas de expressão. Utilizado para restaurar a barreira lipídica.
 
Para os cabelos: Hidrata e dá brilho, indicado para cabelos normais a secos/ ressecados.
 
 
Óleo de Amêndoas doce:
O Óleo de Amêndoas doce possui propriedades emolientes, hidratantes, rejuvenescedoras, regeneradoras, amaciantes e nutritivas. 
Tem ação de prevenir e minimizar o aparecimento de estrias e rugas, pelo seu alto poder de hidratação;  
 
Excelente óleo para os cuidados com peles delicadas e sensíveis como a de crianças, idosos e grávidas, rico em vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas. Age como suavizante, nutritivo, emoliente para todos os tipos de pele.
É facilmente absorvido pelo couro cabeludo e também é ótimo para nutrir o cabelo.
 
 
Óleo de Amendoim:
A vitamina A ou retinol presente no óleo de amendoim, auxilia na recuperação e rejuvenescimento das células.
 
Um dos melhores benefícios desse óleo é que ele combate o envelhecimento precoce, devido ao alto teor de vitamina E e seus antioxidantes, que fortalecem as células, dando uma aparência mais saudável para a pele.
 
Topicamente, o óleo de amendoim é usado para artrite e dor nas articulações, doenças de pele não-inflamatórias, pele seca, eczema, e ictiose. É um óleo muito benéfico para peles sensíveis e de crianças, e muito utilizado em cosméticos infantis.
 
Para os cabelos:
O óleo de amendoim aumenta a saúde do cabelo por ser enriquecido com vitamina E, que nutre o cabelo em todas as dimensões possíveis. A vitamina E tem propriedades hidratantes naturais que ajudam a manter o couro cabeludo hidratado, evitando o ressecamento do couro cabeludo e condições eruptivas manifestadas no mesmo.
Age como hidratante, regenerador de cabelos danificados, controlador da queda, anti-caspa, reduz a descamação do couro cabeludo, e fortalece e encorpa os fios.
 
 
Óleo de Andiroba: 
O Óleo de andiroba  atua como cicatrizante e potente anti-inflamatório, em função da presença de limonóides na sua composição.
Além da ação anti-inflamatória, é ótimo regenerante, destinado ao tratamento cosmético da celulite e hidratação e regeneração cutânea.
 
Usado contra a psoríase, o óleo de Andiroba pode ajudar a impedir a rápida expansão da doença, restaurando um ciclo de vida normal para as células da pele e cessando o crescimento descontrolado das células de psoríase.
A planta Andiroba também pode combater células que produzem pigmentos causadores de manchas de idade.
 
Para os cabelos, é benéfico contra queda capilar, e promove sedosidade e brilho para todos os tipos de cabelos.
 
Também é bastante utilizado pelos índios da Amazônia como um poderoso repelente de insetos (substituindo a citronela).
 
 
Óleo de Argan: 
O Óleo de Argan possui forte característica antioxidante, ação anti-inflamatória, e efeito fungicida.
Ele hidrata e atua contra o ressecamento e envelhecimento da pele, sendo benéfico também contra eczemas, psoríase, dermatites e seborreia, e recomendado para acne, e queimaduras.
Nos cabelos, ele estimula a circulação do couro cabeludo, hidrata, nutre, fortalece os fios, previne a queda, repara danos, acaba com o ressecamento dos cabelos, e restaura o brilho.
 
 
Óleo de Arroz:
O Óleo de Arroz, além de ser rico em Vit E, contém uma substância chamada oryzanol. Esses compostos apresentam potentes propriedades antioxidantes, e por esta razão trazem vários benefícios para a pele, sendo muito utilizados em formulações cosméticas, agindo como um renovador das células, melhorando a elasticidade, aumentando a regeneração natural da pele e minimizando linhas de expressão e rugas. O poder anti-inflamatório e antioxidante desse óleo, também ajuda no tratamento de dermatite atópica e psoríase.
Ele promove hidratação e melhora a oleosidade da pele,
 
Nos cabelos, ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo e combater caspas. Devido à ação reconstrutora e nutritiva, auxilia na prevenção e controle de pontas ressecadas, dando brilho e sedosidade, além de fortalecer a raiz do cabelo e auxiliar um crescimento saudável do mesmo. Bom para cabelos coloridos, secos e danificados. Fortalece os fios, ajuda no crescimento, dá brilho e previne a queda.
 
 
Óleo de Avelã:
É uma fonte riquíssima de Vit E, Vit A, cálcio e magnésio; Possui ação anti-inflamatória e antineoplásica e é um potente antioxidante contra radicais livres. Possui ação anti-inflamatória, regula as glândulas sebáceas, age contra a dermatite, e atua no anti-envelhecimento da pele. Indicado para todos os tipos de pele, sendo muito eficaz para peles secas. Especialmente indicado durante o período gestacional por evitar as estrias se usado durante a gravidez.
 
Nos cabelos, o Óleo de avelã ajuda a manter a cor dos cabelos tingidos, é ótimo hidratante, fortificante, e muito benéfico para cabelos secos e/ou enfraquecidos.
 
 
Óleo de Baobá:
Óleo de Baobá (africano Physalis) é um óleo hidratante e rejuvenescedor ideal para os cuidados da pele seca e envelhecida.  
Na pele  atua como anti-envelhecimento, melhora a elasticidade da pele, combate as estrias, alivia eczemas, psoríase, queimaduras, lábios rachados, peles secas.
 
Para os cabelos, é um ótimo hidrante, emoliente, e repositor de lipídios favorecendo brilho e protegendo a cor.Ótimo para cabelos secos.  
 
 
Óleo de Buriti:
O Buriti contém a maior quantidade de Vitamina A natural dentre todos os frutos e vegetais já descobertos, também é rico em vitamina E, vitamina C . Rico em beta caroteno é um potente antioxidante. Estimula a produção de colágeno e elastina.  Possui grande capacidade de nutrição e cicatrização celular, atua como um renovador natural da derme. Proporciona um toque sedoso à pele. Ideal para peles sensíveis. Usado pelos indígenas brasileiros para aliviar os efeitos desagradáveis da pele queimada pelo sol.
 
Para os cabelos, age como fortalecedor capilar, hidratante, doador de brilho, ameniza frizz, e trata cabelos tingidos e danificados.
 
 
Óleo de Cártamo: 
Este óleo tem uma textura muito leve e por isso é facilmente absorvido pelo couro cabeludo. Melhora a circulação sanguínea e fortifica a raiz capilar, favorecendo o crescimento dos cabelos. Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar os fios. Ótimo para quem tem cabelos secos e quebradiços.
Além de ser bom para o cabelo, há também muitos benefícios para a pele. Pessoas que têm pele seca devem usar óleo de cártamo, pois ajuda na hidratação da pele, especialmente durante os meses de inverno.
 
O uso de óleo de cártamo é também recomendado para o tratamento de acne. A aplicação de óleo de cártamo na pele ajuda a se livrar de outros problemas de pele, como cicatrizes, rugas e pele extremamente seca e escamosa, juntamente com acne. Ao contrário de outros óleos, não obstrui os poros e, portanto, pode ser usado por pessoas que têm pele sensível.
 
 
Óleo de Sementes de Cânhamo: 
O Óleo de Semente de Cânhamo é composto 80% de ácidos graxos essenciais, a maior quantidade de qualquer outra planta, se aproximando dos próprios lipídios da pele, e possuindo uma capacidade de penetrar nossas células, bem como lubrificar as superfícies entre elas. 
Contém agentes que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, e anti-oxidantes naturais. É benéfico para a cura de lesões e combater inflamações da pele. Também possui propriedades hidratantes, protetoras e rejuvenescedoras, ajudando a retardar os efeitos de envelhecimento além de deixar a pele macia e hidratada.
 
Entre os benefícios mais importantes do óleo de cânhamo para a cosmética destacam-se os seguintes: 
Para a pele:
- Excelente hidratante;
- Ação anti-aging;
- Anti-inflamatório natural;
- Ajuda a recuperar problemas de pele;
- Melhora acne;
- Trata irritações cutâneas, eczemas e psoríase;
 
Para os cabelos:
> Fortalece os fios
> Anti-caspa
> Anti-queda
> Trata condições e irritações do couro cabeludo
> Promove brilho e elasticidade aos fios.
 
 
Óleo de Castanha do Pará:
Possui vitaminas A e E, e uma considerável quantidade de dois minerais bastante importantes: o zinco e o selênio.  Proporciona hidratação profunda à pele, e atua na prevenção de estrias. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. Auxilia na restauração dos cabelos danificados e desidratados. 
 
 
Óleo de Cenoura:
É rico em nutrientes, tais como vitaminas A, C e E, beta-caroteno, e uma multiplicidade de outros antioxidantes.
Possui propriedades antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante;
Diminui e combate doenças de pele como: erupções, eczemas, fissuras e dermatites;
Os benefícios do extrato de cenoura para a pele, incluem: 
> potente ação hidratante,
> calmante tópico,
> cicatrização da pele danificada
> rejuvenescedor celular.
 
Para os cabelos:
> hidrata os fios e o couro cabeludo
> restaura cabelos danificados
> estimula o crescimento capilar
> evita a queda capilar
> fortalece os fios
 
 
Óleo de Cereja:
Óleo de semente de cereja contém uma riqueza de vitaminas e antioxidantes, e possui uma notável capacidade de nutrir, hidratar e melhorar o tônus e a elasticidade da pele, sendo muito benéfico para todos os tipos de pele, e especialmente para peles secas, sensíveis, e maduras; ajudando a reduzir linhas finas e rugas, promovendo uma aparência mais jovem.
 
Também é particularmente útil para pessoas com pele propensa a acne ou em peles que tornam-se facilmente inflamadas; O alto teor de vitamina A e E do óleo de cereja também auxilia em psoríase e eczema, pois proporciona hidratação suave, e contém uma abundância de propriedades para ajudar a restaurar e reconstituir a cútis.
O Óleo de cereja contém ácido eleosteárico, que atua como um protetor solar natural, para proteger a pele dos raios UV agressivos do sol. 
 
Para os cabelos: Alto poder de emoliência e reparação para cabelos ressecados e danificados.
 
 
Óleo de Chia:
O óleo de chia, é rico em antioxidantes, e contém níveis elevados de vitamina B3, que é um potente anti-inflamatório.
 
Se for aplicado externamente, o óleo de chia poderá trazer os seguintes benefícios para a pele e os cabelos:
> Potente hidratante para pele e cabelos;
> Ajuda a reduzir a vermelhidão e manchas na pele, e alivia inflamações e pruridos (coceiras).
> Estimula a formação de colágeno e elastina, ajudando a manter a pele firme e macia;
> Protege a pele contra os danos dos radicais livres associados ao envelhecimento, e danos UV,  prevenindo  rugas, e reduzindo as linhas de expressão.
>  Para os cabelos, além de hidratar, o óleo de chia estimula o crescimento capilar, promove reparação, fortalecimento, resistência, elasticidade, e brilho aos fios; também auxilia em problemas do couro cabeludo, como a caspa. É indicado para cabelos com química, danificados, quebradiços, ou finos.
 
 
Óleo de Côco Licuri:
Conhecido também por ouricuri, aricurí, coqueiro cabeçudo, coqueiro dicorí, licurizeiro, nicurí, ouricurí e urucurí. É fruto de uma palmeira típica do semi-árido e cerrado do Brasil.
O diferencial do óleo do licuri é o alto teor de ácidos caprílico, cáprico e láurico, que conferem ao óleo excelente espalhabilidade e penetração.
O Coco Licuri além de possuir as mesmas propriedades benéficas à saúde que o óleo de coco da praia, tem propriedades nutricionais semelhantes ao açaí. É rico em cálcio, magnésio, cobre e zinco; e sua composição de ácidos graxos é semelhante ao óleo de argan.
 
 
Óleo de Côco babaçu:
É o óleo vegetal de uso industrial que apresenta o mais alto índice de saponificação e o mais baixo teor de iodo e refração;
É estimulante do sistema imunológico, possui propriedades anti-fúngicas, emolientes, e hidratantes. Promove a hidratação da pele sem aumentar a sua oleosidade, adequado em formulações para peles ressecadas e também para peles oleosas.
 
Óleo de Côco Palmiste:
Possui propriedades anti-inflamatória, anti-bacteriana, anti-fúngica, e anti-oxidante, auxiliando no combate ao envelhecimento da pele, e prevenindo a formação de rugas. É um ótimo emoliente e umectante, proporcionando maciez e lubrificação  à pele, além de preservar sua elasticidade natural.
 
 
Óleo de Copaíba:
Possui ação hidratante, anti-bacteriana, e anti-inflamatória. Além de hidratante, o Óleo de copaíba é o melhor aliado para manter a pele livre de condições, tornando-se ideal para aplicação em problemas de pele, incluindo acne, dermatite, psoríase, eczema, erupções cutâneas, herpes, picadas de insetos, lesões,   urticárias, feridas e furúnculos.
Para os cabelos: Equlibra a oleosidade e trata micoses do couro cabeludo, caspa, seborreia, queda capilar, protege a cor dos cabelos tingidos, dá brilho, além de emoliente e condicionador.
 
Veja mais detalhes sobre o óleo de copaíba aqui
 
 
Óleo de Damasco (Apricot) :
É rico em Vit A, e possui propriedades regenerativas para o tecido cutâneo. Tonifica, revitaliza, hidrata, e reduz manchas, proporcionando vitalidade e beleza para a pele. É indicado para todos os tipos de pele, mas em especial para as peles mais secas e desidratadas, atuando profundamente na hidratação e anti-envelhecimento da cútis.
Para os cabelos, é hidratante, umectante, confere brilho e maciez, fortalece os fios e auxilia no crescimento.
Bom para cabelos fracos, quebradiços e com queda, e também para cabelos secos e sensíveis.
 
 
Óleo de Gengibre:
Por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antisséptica, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, tonificante e desintoxicante, o gengibre é utilizado há séculos na medicina Ayurveda para tratar diversos problemas do corpo humano
 
Para a pele, combate o envelhecimento,  melhora o tônus e a elasticidade, ativa a circulação, melhora manchas e cicatrizes. É muito eficaz nos tratamentos contra a acne e celulite
Ao ser aplicado nos cabelos, o óleo de gengibre auxilia no combate à caspa e estimula o crescimento dos fios, pois melhora a circulação no couro cabeludo. Estes efeitos são possíveis graças às propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e vasodilatadoras.
 
 
Óleo de Gergelim:
Rico em vitamina E (e por isso é um grande antioxidante), vitamina K, magnésio, cobre, cálcio, zinco, vitamina B6 e ácido linoleico. Tem propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
É empregado na hidratação e proteção da pele, auxilia na prevenção de estrias e retarda o envelhecimento da cútis.  É recomendado para tratar de problemas como reumatismos, artrites, eczemas e psoríases.  É também rico em ácidos graxos essenciais e ajuda a manter a integridade do cabelo, enquanto reestrutura, hidrata, e dá brilho.
 
 
Óleo de Gérmen de Trigo:
O Óleo de Gérmen de Trigo é rico em vitaminas A, D e E, e é muito nutritivo para a pele.
Contêm ainda consideráveis níveis de ácidos graxos insaturados, proteínas e sais minerais, elementos que nutrem as células e previnem o ressecamento da pele e as rugas. Portanto, é excelente para recuperar a pele seca e áspera e é ótimo para acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.    
Suavizante, hidratante e emoliente. Recomendado para peles sensíveis e desidratadas. 
Nos cabelos, funciona como regenerador capilar tratando a queda, e auxiliando cabelos danificados e tingidos. 
 
Óleo de Goiaba:
O Óleo Goiaba possui propriedades muito nutritivas e suavizantes. É rico em vitamina C, antioxidantes e caroteno. Por isso é bastante utilizado na fabricação de cosméticos.
Para a pele, é adstringente, cicatrizante, melhora a elasticidade perdida (aumenta o tônus), reduz  manchas, acnes, espinhas, rugas, linhas de expressão, vermelhidão e irritação da pele. 
Para o cabelo:  O óleo de goiaba hidrata os fios, promove brilho, e é muito benéfico para o crescimento saudável do cabelo, além de ajudar no combate à queda de cabelo e tratamento da caspa.
 
 
Óleo de Jojoba:
Riquíssimo em vitamina E, é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as acneicas e inflamadas. 
 
É ótimo também para todos os tipos de cabelo, pois ele age como regulador das secreções glandulares, equilibrando assim a oleosidade do couro cabeludo, e auxiliando tanto cabelos secos, como oleosos.
Proporciona brilho, restaura, estimula o crescimento, e trata a caspa, além de ser extremamente hidratante e condicionante.
 
Na área cosmética a jojoba têm sido estudada e muito divulgada devido às suas qualidades especiais em:

1. Hidratação e cuidado da pele e cabelos secos. 
2. Estimula a produção de colágeno com consequente efeito de renovação celular e rejuvenescimento da pele, útil inclusive na cicatrização de escaras e feridas.
3. Redução de cicatrizes no rosto ocasionadas por acne. 
4. Ajuda a promover o crescimento capilar. 
5. Possui propriedades antiinflamatórias para desordens da pele e melhora a absorção de fármacos e óleos essenciais.
6. Acelera o tratamento e fechamento de queimaduras. 

 
Óleo de Linhaça dourada:
Rico em ômega 3,  este óleo tem potente ação antioxidante e anti-inflamatória,  favorecendo tratamentos da pele como rugas, eczemas, acne, psoríase, dermatite atópica, problemas de pele, quelóides, peles rachadas. O óleo de linhaça apresenta um excelente poder  cicatrizante. 
Para os cabelos é hidratante, fortificante, diminui a queda, ajuda no crescimento, dá brilho, e diminui o frizz.
 
Óleo de Macadâmia:
 Age como um anti-inflamatório natural. É um ótimo hidratante capilar.Tem alto poder de emoliência, conferindo maciez e brilho aos cabelos.Tem especial utilidade para os cabelos ressecados e sem brilho, lubrificando o fio, mantendo-o hidratado. Na pele, promove a hidratação contínua evitando a formação de rugas e o envelhecimento precoce. Muito usado em cremes anti-aging.
 
 
Óleo de Mamona (rícino):
Potente hidratante para pele e cabelos.
O óleo de rícino possui baixo peso molecular, o que significa que ele é absorvido rapidamente pela pele; e logo após ser absorvido, ele estimula a produção de colágeno. Isso faz com que ele seja eficaz para diminuir as rugas, bem como espinhas, acne, bolsas nos olhos, queimaduras solares, pele seca, estrias, entre outros.
 
É um excelente anti-oxidante, e contém diversos compostos que ajudam a combater o efeito de envelhecimento. O óleo de mamona é  um dos melhores tônicos naturais da pele e pode ser usado para:
> Hidratar a pele e proporciona elasticidade
> Reduzir a aparência de rugas
> Reduzir inflamações e infecções
> Acalmar a pele irritada e com coceira
> Fornecer ácidos graxos essenciais e vitamina E 
> Desintoxicar
> Como anti-oxidante
 
Nos cabelos, ele age como um umectante, atraindo e retendo umidade. Retira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, estimulando o crescimento. Trata caspa e queda capilar.
 
Veja mais detalhes sobre o óleo de mamona aqui.
 
 
Óleo de Maracujá:
O óleo das sementes é muito utilizado em produtos para cuidados com a pele e cabelos, apresentando propriedades hidratante e reestruturante, com ação reguladora das glândulas sebáceas. Diferente da maioria dos óleos vegetais, o óleo das sementes de maracujá é um hidratante com toque seco, não-oleoso.
A presença de bioflavonoides em sua composição, o faz eficaz no controle da oleosidade excessiva da pele e do couro cabeludo.
Para os cabelos, proporciona brilho, volume e leveza, favorecendo os cabelos finos, mistos e oleosos.
 
 
Óleo de Monoi:
O Óleo de Monoi é um produto do Tahiti ( Polinésia Francesa), venerado pela população local como óleo sagrado. Possui propriedades reparadoras, hidratantes, restauradoras, emolientes e nutritivas.
É considerado um excelente agente umectante, promovendo assim, uma hidratação progressiva de longa duração, proporcionando maciez às camadas externas do cabelo. 
Seu uso frequente, ajuda na proteção e cuidado dos fios enfraquecidos e desvitalizados pela ação do tempo (ação anti-aging), fortalecendo e reestruturando os cabelos, e recuperando a elasticidade, diminuindo assim a quebra, e dando maior resistência, além de diminuir o frizz e aumentar o brilho natural.
 
Na pele, possui efeitos emolientes e suavizantes, proporcionando hidratação de longa duração, além de reforçar sua elasticidade.
 
 
Óleo de Moringa:
O óleo da Moringa tem sido muito requisitado nas indústrias cosméticas, por suas propriedades anti-envelhecimento, e anti-flacidez cutânea.
Por ser rico em vitamina C e antioxidantes, este óleo possui  excelentes propriedades para o tratamento da pele e cabelos. E já há algum tempo, ele vem sendo utilizado como substituto do óleo de Argan.
 
Para a pele:
Devido ao seu altíssimo teor de ácido oleico (em torno de 78%), o óleo de Moringa penetra profundamente na pele, fornecendo nutrientes vitais e  ajudando a pele a reter a humidade, proporcionando assim, o rejuvenescimento e a redução de rugas e marcas de expressão.Também é conhecido por ser antisséptico e anti-inflamatório; ajudando a curar cortes, erupções cutâneas ou até mesmo queimaduras ou picadas de insetos
Ele também ajuda a equilibrar a secreção de óleo da pele, e por isso é um ótimo aliado para tratar acne.
 
Para os cabelos:
O óleo de Moringa  é um ótimo fortificante e hidratante dos fios e couro cabeludo, e além disso, também ajuda a combater a caspa. 
Para quem tem couro cabeludo seco, massagear o óleo de moringa traz ótimos resultados.
Ele também ajuda na regeneração dos fios danificados por processos químicos.
 
Veja mais detalhes sobre o óleo de moringa aqui.
 
Óleo de Neem:
Trata-se de um dos principais componentes da medicina Ayurveda; possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas, auxiliando em tratamentos de pele (dermatites, psoríase, pé-do-atleta,candidíase, fungos de pele...).  É um desinfetante e inseticida natural. 
Alguns benefícios do óleo de Neem para a pele:
> Ação Anti-aging:
O Óleo de Neem possui propriedades hidratantes, e é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E. Contém altos níveis de antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos ambientais; e carotenóides (semelhante ao caroteno) que ajudam a defender a pele contra os radicais livres.
Além disso, é facilmente absorvido pela pele, sem deixar a pele gordurosa. Auxilia no rejuvenescimento celular, e restaura a elasticidade cutânea.
Quando usado regularmente, suaviza linhas finas e rugas, ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento.
A saturação de antioxidantes e vitamina E, ajuda a restaurar o brilho à pele seca e danificada.
 
> Acne:
Óleo de Neem é ideal para peles propensas a acne, pois ajuda a acalmar a irritação e inflamação. Elimina as espinhas, e remove as bactérias da superfície da pele.
O alto teor de ácido graxo no óleo de Neem,  previne e trata cicatrizes de acne. Não é comedogênico (não obstrui os poros).
 
Para os Cabelos:
O óleo de Neem é usado como condicionador de cabelo, além de tratar caspa, seborreia e irritações do couro cabeludo. 
 
Utilização na veterinária:
O óleo de Neem para cães e gatos: 
Um Shampoo ou sabonete com óleo de Neem,  mantém pulgas, carrapatos, ácaros da sarna e quaisquer outros insetos  irritantes que picam, à distância.
E ainda promove um revestimento brilhante ao pelo e deixa a pele saudável .
Também é usado para tratar verminoses.
 
Veja detalhes sobre o óleo de Neem  aqui.
 
 
Óleo de Oliva:  
Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética.
Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: É anti-rugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.
Tendo em conta todas essas vantagens, não é uma surpresa que várias empresas de cosmética tenham lançado novos produtos que levam o azeite de oliva como ingrediente básico.
Seu uso é particularmente interessante para pessoas com pele seca.   É um ótimo condicionador e um controlador de caspa. O azeite contém antioxidantes, que mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece e suaviza as cutículas do cabelo.
 
 
Óleo de OJON:
Também conhecido como Óleo de Batana, é tradicionalmente utilizado pelo povo de Honduras como tratamento para a pele e cabelo; este óleo possui propriedades muito eficientes, que ajudam na reconstrução e fortalecimento dos cabelos. Devido ao seu alto teor de ácidos graxos insaturados, proporciona brilho e forma um filme sob a pele e os cabelos, trazendo intensa hidratação e auxiliando na restauração dos fios, recuperando os lipídios naturais dos cabelos danificados.
 
 
Óleo de Palma (orgânico - selo IBD):
O óleo de palma é rico em vitamina E e possui alto teor de carotenóides, proporcionando excelentes propriedades antioxidantes. 
 
Retarda o envelhecimento da pele, e a hidrata profundamente ; é capaz de frear a proliferação de células cancerígenas. Além disso, este óleo contém um elevado teor de vitamina A, sendo 14 vezes superior ao encontrado na cenoura.
 
Para os cabelos: O óleo de palma é rico em vitaminas A e E, e essas vitaminas são essenciais para um cabelo saudável. O teor de umidade no óleo de palma também é muito benéfico para o cabelo, proporcionando uma hidratação profunda.
 
OBS: Trabalhamos apenas com óleo de palma orgânico da AGROPALMA, de produção nacional: 
http://www.agropalma.com.br/responsabilidade-socioambiental/relatorio-de-sustentabilidade
 
 
Óleo de Patauá:
O óleo de patauá contém os aminoácidos Ómega 3 e 6, possuindo potente ​​propriedade hidratante da pele e cabelos, com um efeito curativo rápido das peles secas e rachadas. Nos cabelos ele tem ação anti-caspa, e atua como um tônico para o tratamento de perda de cabelo, fortificando o couro cabeludo e recuperando o brilho dos fios.
Veja mais detalhes sobre o óleo de patauá aqui.
 
 
Óleo de Pequi:
Óleo emoliente, protetor, cicatrizante e antifúngico.
Possui propriedades tonificantes, hidratantes, regeneradoras e anti-oxidantes.
Promove aos cabelos maciez, brilho, auxiliando na regeneração dos fios. Bom para cabelos danificados.
Para a pele, promove brilho, maciez e hidratação, auxiliando no tratamento de peles ressecadas e na prevenção do envelhecimento cutâneo.
 
 
Óleo de Pracaxi:
Rico em vitamina E, anti-inflamatório e antisséptico natural.Poderoso renovador celular e poderoso hidratante para a pele, usado popularmente no tratamento de manchas escuras, acne, psoríase. Excelente anti-rugas, com ação antioxidante atuando diretamente sobre as linhas de expressão.
 
Para os cabelos, age como um verdadeiro ‘‘silicone natural’’ mantendo a água nos cabelos, hidratando, regenerando e protegendo. Promove ação condicionante ao cabelo úmido e seco;  Melhora a penteabilidade do cabelo úmido; aumenta o brilho do cabelo seco, e age no controle de caspa, evitando a queda dos cabelos.
 
Veja mais detalhes sobre o óleo de pracaxi aqui.
 
 
Óleo de Rosamosqueta:
- É considerado o óleo vegetal de maior poder regenerador, rico em ácido retinoico; 
- Promove a renovação celular com capacidade de aumentar a regeneração e a elasticidade da pele.
- Rico em GLA, um ácido graxo essencial que ajuda a reduzir as linhas finas, rugas, e combater os efeitos do sol.
- Impede a formação de cicatrizes e queloide espessa;
- Poderoso hidratante e emoliente, usado para uma variedade de doenças da pele, incluindo dermatite e eczema, e também para hidratar pele queimada de sol, e pele com rachaduras.
 
Veja mais detalhe sobre o óleo de Rosamosqueta aqui.
 
Óleo de Semente de Abóbora:
O óleo da semente de abóbora é rico em vitamina E e age como antioxidante lipossolúvel, contém ácidos linoléico e ácidos graxos (ômegas 6 e 9).
Na pele:
> sua polpa atua como tratamento para peles oleosas e acneicas, ela esfolia e amacia.
 
Nos cabelos:
> revigora cabelos submetidos a tratamentos químicos.
> Auxilia no tratamento de queda de cabelo, combatendo o DHT (Dihidrotestosterona), que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos (enfraquecimento e perda dos cabelos).
 
 
Óleo de Semente de Girassol:
É bastante concentrado em ácidos graxos insaturados com cerca de 70% de ácido linoleico e 19% de ácido oleico  que possuem propriedades hidratantes e emolientes.  Evita o ressecamento do cabelo e as pontas duplas,hidrata, amacia e dá brilho. Neutraliza os radicais livres, evitando o envelhecimento da pele. Reforça os mecanismos de proteção celular. Ação emoliente e reepitelizante dérmica.
 
 
Óleo de Semente de Tomate:
É utilizado como um auxiliar para o tratamento de condições leve a severas da pele, eczemas,e psoríase. Seu alto teor antioxidante também o torna potente contra rugas, flacidez, manchas senis e danos do sol.  É apropriado para a pele seca, oleosa e mista, e também pode ser utilizado para tratar cabelos secos e danificados.
Veja mais detalhe sobre os benefícios do tomate aqui
 
 
Óleo de Semente de Uva:
O óleo de semente de uva ajuda a balancear o pH da pele, além de ser hipoalergênico, rico em vitamina E e proantocianidinas, importantes agentes antioxidantes. É um ótimo hidratante, recomendado para peles sensíveis ou irritadas. Atua na regeneração e manutenção do tecido cutâneo, promovendo vitalidade à pele.
 
Trata acne, e também traz benefícios para os cabelos: é hidratante, atua na prevenção de queda, fortalece os folículos pilosos, evita que os fios se tornem quebradiços, além de estimular o crescimento capilar. 
 
Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa).
 
Veja mais detalhe sobre o óleo de Semente de uva  aqui.
 
 
Óleo de Urucum:
Para pele: ação anti-envelhecimento (protege dos radicais livres), emoliente, cicatrizante, calmante (para peles irritadas), protege a pele.
Para os Cabelos: Hidrata, dá brilho, protege a cor de cabelos tingidos (cabelos ruivos e pretos).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

PAGAMENTO E ENVIO

ACOMPANHE-NOS

SELO DE SEGURANÇA


Copyright © Saboaria Artesanal Sementes de Gaia 2017 |